BEM VINDO AO BLOG DE HISTÓRIA DAS TURMAS E & F

Este blog é um projeto da Prof. Karina juntamente com os alunos das turmas E & F do turno vespertino da EMHJS. Nossa idéia é criar uma página que articule o conhecimento construído em diversos espaços de nossa escola, como a sala de aula, a biblioteca através de seu projeto de incentivo à leitura e o ambiente informatizado. Trata-se de um projeto experimental em que a professora Karina e seus alunos estão aprendendo a construir um blog. Pretendemos futuramente postar cada vez mais textos e atividades produzidos pelos alunos. Sabemos que se trata de um grande desafio pois precisaremos aprender a manusear outros tipos de arquivos e programas. Entretanto confio no potencial dos meus alunos, pois eles são guerreiros e tem inteligência de sobra. Entre, observe, dê sua sugestão e seja também um colaborador. Um abraço a todos.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Praças & Parques de ontem e de hoje


Praças
e Parques de
Goiânia...


Nas praças da Grécia Antiga, não podiam frequentar qualquer pessoa. Só podiam entrar aqueles considerados cidadãos, como os homens maiores de 18 anos e que fossem livres. Não podiam entrar mulheres, escravos, nem homens menores de 18 anos. E as pessoas discutiam os problemas da cidade bem como sua solução. Além de realizar votações. Nas praças de hoje em dia qualquer pessoa pode frequentar. E pode fazer qualquer coisa como brincar, conversar, malhar, fazer caminhada, passear com os cachorros, fazer feiras etc...
Goiânia é uma cidade privilegiada, cheia de parques, bosque e praças. Veja a foto de um dos mais belos bosque de nossa cidade.

PARA PENSAR E ESCREVER:

Qual o parque ou praça de Goiânia que você mais gosta de ir? O que você gostaria que tivesse nessas praças e parques?



Bosque dos Buritis no Setor Oeste. 
Autor do texto: Arthur, Turma F3


 

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Sai da lama jacaré




Sai da lama jacaré

Todos os dias, Maria, a pequena mosca que trabalhava para Girildo, o jacaré da lagoa, acorda ás 5 horas da manhã. Junto com ela o sapo Sapildo serve o café da manhã. O macaco Marcos coloca os chinelos nos pés do jacaré e o pássaro Pedro escova os dentes de Girildo.
Depois de acordado, o jacaré vai tomar banho e depois é enxugado com uma toalha especial pelos passarinhos Tico e Teco.
O macaco Marcos leva a lista de bichos que Girildo tem que levar a escola, pois sua profissão é de motorista escolar.
Depois de buscar alguns bichinhos de suas casas ele vai buscar o tamanduá. No caminho passa pelo rio e chega à escola. O jacaré gosta muito de jogar bola e por isso enquanto os bichinhos estudam ele aproveita para relaxar com os amigos jacaré. Depois disso ele vai dormir numa possa de lama... Os caçadores o capturam e o levam para uma fábrica de roupas feitas de animais e o transforma em objetos. E a verdade é que ele estava sonhando. Ufa!!! Ainda bem!!! Os bichinhos tentaram acordá-lo mas não conseguiram, por isso o tiraram da lama.
Depois deste pesadelo todo, ele levou os bichinhos de volta para casa e foi dormir.

Autores: Estter, Alan e Juliana ferreira
Mensagem dos autores: Nós gostamos muito de escrever essa história pois tivemos que ser muito criativo.
Moral da História: Nem sempre podemos mandar em alguem se não temos respeito de outras pessoas.

PULA-GATO



A história que vamos contar se passou em um museu. Em uma de suas salas vazias, uma mulher se aproximou de um quadro que tinha um gato pintado. Ela admirou muito o quadro e o reproduziu. Quando ela saiu de perto, o quadro ganhou vida, o gato pulou da tela e começou a segui-la deixando marcas por onde ele passava.
Todos os quadro começaram a teme-lo, quando de repente ele se aproximou da mulher e roubou sua bolsa. O gato havia pego os materiais de pintura dela para criar uma tela. A mulher desesperada procuraou seus óculos e correu . Quando ela vê o quadro pintado com a sua imagem e a do gato, ela fica maravilhada. O gato, por sua vez, começa a se sentir um verdadeiro pintor.
Os dois saem correndo de mãos dadas e todos os aplaudem.
Vale a pena ler este livro. Visite você também a biblioteca de nossa escola e procure por esse livro. Vocês vão adorar.
Autoras: Lahis, Taila e Victória , turma E3