BEM VINDO AO BLOG DE HISTÓRIA DAS TURMAS E & F

Este blog é um projeto da Prof. Karina juntamente com os alunos das turmas E & F do turno vespertino da EMHJS. Nossa idéia é criar uma página que articule o conhecimento construído em diversos espaços de nossa escola, como a sala de aula, a biblioteca através de seu projeto de incentivo à leitura e o ambiente informatizado. Trata-se de um projeto experimental em que a professora Karina e seus alunos estão aprendendo a construir um blog. Pretendemos futuramente postar cada vez mais textos e atividades produzidos pelos alunos. Sabemos que se trata de um grande desafio pois precisaremos aprender a manusear outros tipos de arquivos e programas. Entretanto confio no potencial dos meus alunos, pois eles são guerreiros e tem inteligência de sobra. Entre, observe, dê sua sugestão e seja também um colaborador. Um abraço a todos.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

ACRÓPOLE



Acrópole (do grego ἀκρόπολις, composto de ἄκρος, "extremo, alto", e πόλις, "cidade") é a parte da cidade construída nas partes mais altas do relevo da região. A posição tem tanto valor simbólico, elevar e enobrecer os valores humanos, como estratégico, pois dali podia ser melhor defendida.
Era na acrópole das diversas cidades que se construíam as estruturas mais nobres, tais os templos e os palácios dos governantes.
A acrópole grega original de Atenas ficou famosa pela construção do Partenon, suntuoso templo em honra à deusa Atena, ricamente construído em mármores raros e ornado com esculturas de Fídias por ordem de Péricles e com recursos originalmente destinados a patrocinar a guerra contra os Persas.
A palavra acrópole tem sido usada em arqueologia e história para designar os centros das cidades antigas ou sítios arqueológicos onde se situam as principais estruturas arquitetônicas.
Nas cidades maias era comum e recorrente a acrópole com pirâmides-templos, grandes praças públicas, estádios e palácios e não poucos historiadores as compararam com as formações arquitectónicas da acrópole original.
Cidade da antiga Atenas, localizada sobre um rochedo (aproximadamente 100m). Consagrada a Atena desde a era micênica, foi devastada pelos persas nas guerras médicas. No século V a.C., Péricles encarregou Fídias de sua renovaçao; foram contruídos magníficos monumentos (Pártenon, Erectêion), com o acesso pelo propileu. Rico museu de obras arcaicas.

FONTE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:AthensAcropolisDawnAdj06028.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário