BEM VINDO AO BLOG DE HISTÓRIA DAS TURMAS E & F

Este blog é um projeto da Prof. Karina juntamente com os alunos das turmas E & F do turno vespertino da EMHJS. Nossa idéia é criar uma página que articule o conhecimento construído em diversos espaços de nossa escola, como a sala de aula, a biblioteca através de seu projeto de incentivo à leitura e o ambiente informatizado. Trata-se de um projeto experimental em que a professora Karina e seus alunos estão aprendendo a construir um blog. Pretendemos futuramente postar cada vez mais textos e atividades produzidos pelos alunos. Sabemos que se trata de um grande desafio pois precisaremos aprender a manusear outros tipos de arquivos e programas. Entretanto confio no potencial dos meus alunos, pois eles são guerreiros e tem inteligência de sobra. Entre, observe, dê sua sugestão e seja também um colaborador. Um abraço a todos.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

PRAÇAS E PARQUES DE GOIÂNIA

Fonte: http://www.goiania.go.gov.br/

Você já observou como a nossa cidade é cheia de praças e parques. Goiânia é considerada uma das cidades mais arborizadas do Brasil, por isso que viver aqui é bom de mais da conta. Mas você já reparou o que as pessoas fazem nestes locais tão belos? Será que as praças das cidades sempre tiveram as mesmas funções?
No passado, como por exemplo na Grécia Antiga, na pólis de Atenas, a praça era chamada de Ágora.
Este era uma espaço destinada apenas a algumas pessoas consideradas cidadãos isto é, homens acima de 18 anos, que não fossem escravos ou estrangeiros. Mulheres de qualquer grupos social, escravos e estrangeiros não frequentavam as praças de suas cidades, pois ali, era os locais de discussão dos destinos coletivos da pólis, ou seja, as questões politicas eram lançadas, debatidas e votadas na Ágora, símbolo principal da DEMOCRACIA GREGA.
A Ágora também era o local de convivência e realização de outras atividades. Veja como o Wikipédia explica sua importância urbanistica:

Ágora era a praça principal na constituição da pólis, a cidade grega da Antiguidade clássica. Normalmente era um espaço livre de edificações, configurada pela presença de mercados e feiras livres em seus limites, assim como por edifícios de caráter público. Enquanto elemento de constituição do espaço urbano, a ágora manifesta-se como a expressão máxima da esfera pública na urbanística grega, sendo o espaço público por excelência. É nela que o cidadão grego convive com o outro, onde ocorrem as discussões políticas e os tribunais populares: é, portanto, o espaço da cidadania. Por este motivo, a ágora (juntamente da pnyx, o espaço de realização das assembléias) era considerada um símbolo da democracia direta, e, em especial, da democracia ateniense, na qual todos os cidadãos tinham igual voz e direito a voto. A de Atenas, por este motivo, também é a mais conhecida de todas as ágoras nas póleis da antiguidade.
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gora
ATIVIDADE:
1. Busque no google imagens das praças e parque de Goiânia e pesquisa sobre as atividades desenvolvidas neste locais.
2. Compare as atividades feitas nas praças e parques de Goiânia escrevendo um pequeno texto no Br-Office. Se precisar peça ajuda à professora ou ao Valderi. Aproveite para colar imagens pois elas serão depois postadas em nosso blog.

EXCELENTE ATIVIDADE!!!
Abaixo a foto do Parque Beija-Flor em Goiânia, um lugar maravilhoso para fazer caminhadas e passear. Adoro este local.






5 comentários:

  1. MIGUEL DE OLIVERA SANTOS3 de dezembro de 2010 às 07:28

    eu nunca sauvei o mundo eu quero conherser voce dimais eu gosto de voce

    ResponderExcluir
  2. miguel de olivera santos3 de dezembro de 2010 às 07:35

    eu quero sauvar o mundo com agua e cumida com voce eu e todo mundo ta ajudando o planeta voce e bom pra sauvar o mundo eu e todo mundo da escola

    ResponderExcluir
  3. miguel de olivera santos3 de dezembro de 2010 às 07:38

    DESA VEIS EU NAO VOU JOGAR LICHO E COMIDA E AGUA MUITO BOM

    ResponderExcluir
  4. MIGUEL DE OLIVERA SANTOS3 de dezembro de 2010 às 07:43

    eu e todo mundo quer ver voce VENHA A ESCOLA MUNISIPAU HERBERT JOSE DE SOUZA OBRIGADO

    ResponderExcluir